(11)

Manutenção de Esquadrias de Alumínio

A manutenção de esquadrias de alumínio tem como principal função garantir o perfeito funcionamento de janelas e portas, em todas as suas funcionalidades, como por exemplo, seus trincos, roldanas de deslizamento e borrachas de vedação que impeçam a infiltração de água, vento e som. Além disso, a manutenção de esquadrias é um excelente recurso preventivo, evitando que problemas mais sérios e que maiores prejuízos ocorram.

Manutenção de esquadrias de alumínio: Entenda sua importância

Quem possui esquadrias de alumínio na sua casa ou em qualquer estabelecimento, deve saber que esse produto é muito benéfico em vários quesitos, o que engloba durabilidade, resistência, modernidade e muito mais. Mas, para garantir que tenham uma maior vida útil e não tragam nenhum tipo de transtorno para sua obra, é necessário realizar uma manutenção de esquadrias de alumínio.

Quando falamos nas esquadrias de alumínio, podemos dizer que trata-se de um tipo de material utilizado em diversas aberturas, como janelas, portas, portões, cercas, box de banheiro e diferentes divisões internas, permitindo que você decore o ambiente da sua residência com qualidade e com ótimo custo-benefício.

Mas assim como qualquer material, elas também necessitam de uma manutenção preventiva e periódica, a fim de garantir que a estrutura dos seus projetos esteja sempre firme e não dê nenhum tipo de prejuízo.

Quem investe nessas manutenções, além de garantir a vida útil do material, vai ter menores gastos, uma vez que gastos com a substituição das esquadrias é bem maior do que com a manutenção. Portanto, nunca abra mão de contratar profissionais qualificados para a realização desse serviço.

Qual a importância das manutenções em esquadrias de alumínio?

Sabemos que em qualquer projeto de construção civil, temos que investir em materiais de alta qualidade e durabilidade, tudo para garantir que nossas obras estejam sempre em perfeitas condições. Porém, alguns materiais necessitam de um cuidado maior mesmo após terem sido instalados, que é o caso das esquadrias de alumínio.

As esquadrias já possuem uma alta resistência e vida útil, mas para que ela evite dar problemas ou prejuízos aos proprietários, é necessário procurar pelas manutenções.

A falta da manutenção preventiva nesses materiais, pode ocasionar a perda de garantia do produto, caso seja constatada a falta do cumprimento e execução do serviço de manutenção.

As esquadrias e fachadas de alumínio chegam a representar até 10% do custo total de uma obra residencial. Portanto, manter a preservação adequada desses elementos é essencial para evitar danos e garantir conforto e segurança. E ainda por cima contribuir para a valorização do imóvel.

Como aumentar a durabilidade das esquadrias de alumínio?

Mesmo que seja necessário a manutenção preventiva das esquadrias, é necessário também que os proprietários que possuam esse material na sua residência ou empreendimento, sigam alguns cuidados simples, porém essenciais para aumentar a durabilidade delas.

Acompanhe a seguir:

  • Evite o acúmulo de poeira ou sujeiras: Os trilhos inferiores por onde as esquadrias deslizam, precisam ser constantemente limpos para evitar o acúmulo de sujeira. Ao abrir e fechar portas e janelas, a sujeira pode se impregnar nessas brechas, o que acaba prejudicando. Por isso, sempre puder, limpe-os adequadamente;
  • Não aplique produtos químicos: Para limpar as esquadrias, é preciso apenas que aplique água e detergente neutro, junto de panos ou esponjas macias. Evite usar qualquer produto químico ou desconhecido para a limpeza, assim evitará que a superfície se prejudique;
  • Não coloque objetos sob a superfície das esquadrias: As janelas e portas de esquadrias não foram feitas para suportar nenhum objeto, portanto, nunca deixe escadas, cadeiras ou qualquer outro objeto pontiagudo que possa danificar o material. Também é importante não utilizar objetos cortantes para limpar os cantos e frechas. Prefira sempre utilizar pincéis macios e molhados com água e sabão neutro;
  • Nunca remova as borrachas e massas de vedação: As borrachas das esquadrias servem exclusivamente para promover a proteção das residências, contra chuvas ou qualquer tipo de infiltração. Por isso, é importante não remover essas peças.

São dicas simples, mas que se forem seguidas da maneira correta, permitirá que você tenha suas esquadrias em perfeito estado por longos anos.

Mas, é sempre válido ressaltar a importância de contar com a ajuda de empresas especializadas e líderes no segmento de manutenções, assim como a Engecom, uma companhia que atua há anos no mercado, a fim de apresentar as melhores soluções para seus clientes.

Precisando de manutenção de esquadrias de alumínio?

O serviço de reparo emergencial ou preventivo garante economia, evitando que partes da estrutura ou sua totalidade tenha que ser substituída. Para saber um pouco mais, entre em contato com a Engecomp, empresa com mais 17 anos de atuação no mercado especializado!